Ex líder da Al-Qaeda se converte a Jesus.

Bashir Mohammad de 25 anos, até 2013 era membro da Frente Al-Nusra, um ramo da Al Quaeda na Síria, hoje lidera um grupo de vinte e dois refugiados que se reúnem em um apartamento no subsolo de um prédio em Istambul.Vários com nomes islâmicos, o motivo da reunião são estudos bíblicos e orações, e hoje todos esses refugiados são cristãos.
Bashir diz que naquela época teria matado qualquer um que sugerisse que ele um dia deixasse de ser muçulmano. Nascido e crescido em Afrim, na parte curda do norte da Síria, ele e sua esposa não pretendem em ir para a Europa, como os milhares de refugiados siríos, o casal vivem na Turquia onde a maioria é muçulmana, e esperam a guerra acabar para voltar para sua casa.
Toda a família de Bashir é muçulmana e desde a adolêscência flertava com o extremismo, e aos 15 anos um primo Ahmad o levou para ouvir pregadores jihadistas, onde surgiu o interesse pelas interpretações mais extremas do Islã.
Em 2011 se juntou as forças curdas na luta pela autonomia de sua região, que foi exatamente quando a guerra estourou na Síria. “Quando vi todos aqueles cadáveres”, lembra, “Isso me fez acreditar em todas as coisas que eu ouvia nas palestras. E isso me fez buscar a grandeza da religião”. Relata Bashir contando sua história que ao ver dezenas de morte numa guerra sangrenta repensou sua vida.

Recomendados Para Você: